Exposição: Exu, caminhos
Cleiton M. Maia
Minibiografia:
O autor é Pós Doutorando em Ciências Sociais pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais (PPCIS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) como bolsista Pós doutorado Nota 10 da FAPERJ. Doutor em Ciências Sociais pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais (PPCIS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) como bolsista Nota 10 da FAPERJ. Atualmente é pesquisador do grupo de pesquisa “DISTÚRBIO: Dispositivos, Tramas Urbanas, Ordens e Resistências” no PPCIS – UERJ. Desenvolve pesquisas nas áreas da Antropologia da Religião, Antropologia da Imagem, Antropologia da Cidade, Antropologia da Performance, Antropologia dos Ciganos e Antropologia Urbana.
Referências:
BIRMAN, P. O que é umbanda. São Paulo: Brasiliense, 1985.
CAMPOS, A. P. S. ; MAIA, C. O self-service do proibido: a festa de exu em um terreiro de umbanda na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Debates do NER (UFRGS), v. 1, p. 179-202, 2016.
PRANDI, R. Mitologia dos Orixás. Ilustrações Pedro Rafael. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
SILVA, V. G. da. Candomblé e umbanda: caminhos da devoção brasileira. Ilustrações: Olavo Cavalcanti. 5a ed. São Paulo: Selo Negro, 2005.