Site do futuro Museu da Umbanda

Um mundo cheio de luz

A construção de um sonho.

Começa aqui…

O Patrimônio Histórico faz parte da identidade de uma sociedade, com suas características, costumes, comportamentos, além de ser um registro fundamental para seus sucessores. A preservação deste Patrimônio é fundamental para a construção do “eu” coletivo e da formação de uma sociedade, preservando novos olhares sobre todas as coisas. É observando o passado que entendemos o futuro e como precisamos nos salvaguardar de apagamentos históricos e consequentemente da possibilidade de deixarmos de existir como povo e cultura. O MuseUmbanda nasce exatamente de um inconformismo de não termos mais um patrimônio histórico, que foi o primeiro centro de Umbanda da história da humanidade, o imóvel que ficava na Rua Floriano Peixoto nº 30 e que serviu de base a anunciação da Umbanda em 1908.

Nossos sonhos vão muito além de um espaço virtual, mas seguindo a tendencia mundial de de vários museus no Brasil e pelo mundo, estamos hoje dia 20 de novembro de 2021, dando o passo inicial para a criação do espaço virtual do nosso Museu da Umbanda. Muito trabalho teremos pela frente, regastar as macumbas cariocas, entender a mistura entre espiritimos e africanismo, garimpar documentos históricos, desnudar mitos e vestir saberes. Você é nosso convidado nessa empreitada que começa hoje.

Seja muito bem vindo ao MuseUmbanda.

O manifesto do “MuseUmbanda”, convoca lideranças religiosas, políticas e a sociedade em geral para a importância da criação desse aparelho cultural para São Gonçalo e para a história do Brasil. O MuseUmbada tem a proposta de ser um museu da memória, mas não um museu religioso. O MuseUmbanda propõem o desenvolvimento da cultura, saberes, oficinas, cursos e muito mais. Isso se chama Museu Vivo.
Assine e participe:

Notícias

Pai Fernando D´Oxum, recebe título de Moção e Aplausos da ALERJ, por iniciativa da Deputada Estadual Elika Takimoto, pela concepção do Museu da Umbanda

13/11/2023

Depoimentos

Luiz Henrique Marcon Neves

‘‘Importantíssimo a criação de mais um equipamento cultural para a sociedade. O museUmbanda de São Gonçalo, um espaço não religioso, que servirá tanto para a salvaguarda de documentos e do acervo de objetos sagrados, quanto para preservação da memória e das tradições da Umbanda para as gerações futuras. Axé!’’

Luiz Henrique Marcon Neves – Diretor de Planejamento e Gestão do Museu de Arte Sacra de São Paulo.